08
abr
Variedades

Receitinha sem leite

Gabriella Farina

Lá em casa eu sou a cozinheira. Cozinho todos os dias e, sinceramente, não é a minha atividade preferida. Não sou do tipo que fica empolgada quando encontra um tempero novo no supermercado, muito menos, acho glamoroso fotografar meus pratos, mas me esforço – MUITO – para oferecer à minha família uma alimentação gostosa e saudável diariamente.

  Mas quando o Benjamim completou seis meses, depois de muito choro, noites e dias em claro, várias idas ao pediatra, provocações e mais provocações, ele foi diagnosticado alérgico à proteína do leite e da soja e foi necessário revermos toda a sua alimentação.

 Confesso que chorei na frente da médica, tamanha minha angustia em pensar como eu deveria agir quando ele me pedisse uma bolacha ou um simples iogurte. E ela me consolou dizendo que essa é uma doença da infância e que a tendência é que ele passe, com o tempo, a tolerar esse tipo de alimentação. Mas além de esperar que seu organismo reaja, também oramos para que Deus antecipe sua cura.

 E tenho encontrado muitas mãezinhas sofrendo com esse diagnóstico nos seus filhos, mas posso dizer que com muito cuidado (leia-se: gastar muito tempo lendo os rótulos dos produtos), é possível encontrarmos opções para diversificarmos e promovermos uma alimentação variada e gostosa.

 E aí vai uma receitinha simples de um bolo sem leite. Porque toda criança – e adulto intolerante – tem o direito de saborear um bolo de cenoura, mesmo que sem cobertura.

 bolo– 120 ml ou meia xícara (chá) de óleo.

– 3 cenouras médias picadas

– 2 xícaras (chá) de açúcar

– 2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo.

– 1 colher (sopa) cheias de fermento em pó.

– 4 ovos grandes

 No copo do liquidificador coloque o óleo ou margarina, os ovos, junte as cenouras picadas e deixe bater, junte o açúcar e bata por 2 minutos.

Transfira para um recipiente e acrescente aos poucos a farinha de trigo mexendo com uma colher grande. Adicione o fermento mexendo delicadamente até incorporar aos demais ingredientes. Despeje na fôrma e leve ao forno em temperatura de 200 graus por 1 hora, ou até dourar.

Se você ou seu filho tem algum tipo de restrição alimentar, não desanime! Na internet, encontramos várias sites e blogs que disponibilizam receitas para todo tipo de alergia.

Bom Apetite!

 

 


Deixe seu comentário



Copyright 2013. Líderes de Batom - Todos os direitos reservados