22
mar
Entre Elas

O Miojo da Vovó

Gabriella Farina

 vovó-2Eu convivi muito com as minhas duas avós – italianas, de cabelos branquinhos, quase sempre com avental da cintura e muito ágeis na cozinha. Quando eu queria comer algo muito gostoso, era a elas que eu recorria. Tenho lembranças maravilhosas das tardes que passávamos juntas, das suas casas cheias de paninhos de tricô espalhados pelos móveis para decorar e do cheiro de naftalina.

 Mas tenho observado que a novíssima geração das avós está um tanto diferente. A minha mãe, por exemplo, e avó do meu filho. Apesar de já ter passado dos 60 anos e ser aposentada, ela continua trabalhando fora – o dia inteiro. É reeducada alimentarmente e lá na casa dela não se consome mais besteiras. Faz luzes no cabelo, pinta as unhas de bordô, tem maquiagem definitiva e já usou botox. Além de ter seu horário no pilates.

 Dias desses, passamos rapidinho na casa dela e o Benjamim quis comer. Ela, que havia acabado de chegar do trabalho, correu para a cozinha e 5 minutos depois, usando seu saltinho da Usaflex, voltou com um prato de miojo.

 Eu reclamei! – Miojo, mãe?!!! E alguém justificou: são as avós modernas.

Hoje em dia, elas são conectadas – tem facebook, twitter, conta no instagram e se precisar, sabem fazer twitcam, facetime…   avó_2

 Mas há algum problema nisso? Eu penso que não. Aliás, acho o máximo ver minha mãe sempre bonita, se cuidando e com a auto-estima em alta, desde que, é claro, não deixe de agir como uma avó amorosa, que tem princípios e ensinamentos preciosos para passar aos filhos e netos.

 Porque os avôs, assim como os pais, precisam ser como um muro de proteção às novas gerações e referência de boa conduta, caráter, integridade e amor ao próximo.   

Afinal, nós também mudamos, nossos filhos estão sendo criados de maneira diferente e as avós também têm o direito de se atualizar, evoluir, melhorar. Mas uma coisa é unânime: amor e comidinha de avó são um dos prazeres mais sadios e incríveis que podemos experimentar.


Deixe seu comentário



Copyright 2013. Líderes de Batom - Todos os direitos reservados